Alimentos orgânicos: benefícios de manter uma alimentação saudável

Produção de orgânicos otimiza recursos naturais e sócio-econômicos,
além de respeitar a cultura das comunidades rurais e melhorar a saúde

Alimentos orgânicos são produzidos através de técnicas específicas, buscando otimizar recursos naturais e sócio-econômicos, respeitar a cultura das comunidades rurais, objetivar a sustentabilidade econômica e ecológica, e minimizar o uso de energias não-renováveis, sem empregar materiais sintéticos, organismos modificados geneticamente ou radiações ionizantes.
O objetivo final dos orgânicos é a saúde da população e manutenção do equilíbrio do planeta.

A técnica convencional baseia-se na utilização de maquinário pesado, melhoramento genético e insumos químicos, acarretando desgaste do solo, contaminação de alimentos por agrotóxicos e diminuição da qualidade.

No Brasil, na década de 1990, houve grande procura por dietas mais saudáveis, a fim de reduzir o aparecimento de doenças, levando ao aumento do consumo de alimentos orgânicos.

Algumas vantagens do sistema orgânico em relação ao sistema convencional:

– menor índice de toxicidade;
– maior valor nutricional do alimento;
– manutenção do equilíbrio ambiental;
– no sistema convencional, as pragas deveriam ser controladas pelos produtos químicos, mas acabam tornando-se resistentes a eles.

As principais formas de venda dos orgânicos para a população em geral ocorrem nas “Feiras Orgânicas” ou “Feiras Verdes”, que vendem exclusivamente produtos orgânicos. As “ Feiras Livres” possuem poucas barracas de orgânicos.

Os pequenos produtores não necessitam obrigatoriamente do selo de certificação caso façam uso da venda direta aos consumidores, mas devem estar vinculados a uma Organização de Controle Social (OCS) cadastrada nos órgãos do governo, cumprindo o regulamento da produção orgânica. Algumas redes de supermercados já comercializam esses alimentos, mas há necessidade do selo de certificação.

Cuidado com o consumo dos alimentos orgânicos crus (frutas e hortaliças), por apresentarem facilidade para a contaminação por salmonella sp. e coliformes fecais, sendo imprescindível lavar o alimento em água corrente e deixar em solução sanitizante por 20 minutos. O produto pode ser encontrado em mercados e hortifruti (ex: Hidrosteril, clorin).

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) estima que o Brasil possua mais de 50 mil agricultores que não praticam a agricultura convencional.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2013/01/alimentos-organicos-os-beneficios-de-uma-alimentacao-saudavel.html – Por Cristiane Perroni – Rio de Janeiro

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *